Planejamento e Execução da Estratégia – o desenho do caminho a ser percorrido

shutterstock_127148489 menorPara começar a escrever um pouco sobre gestão acho interessante citar esta metáfora que li um tempo atrás. “Imagine se você fosse convidado para entrar em um veículo que levaria a algum lugar. Como se sentiria se não soubesse qual seria o veículo, o local de destino, o momento de chegada e nem as condições da viagem?”

 

Em algumas empresas os dirigentes e colaboradores não sabem qual é o propósito da empresa existir, onde e quando querem chegar e qual é a lógica do seu funcionamento. Empresas assim, quando crescem e chegam a uma situação de sucesso, não conseguem manter os resultados ou não conseguem manter o seu crescimento. E por que isto acontece?

 

A estruturação da gestão de uma empresa é muito importante para garantir que desde os dirigentes até os colaboradores, todos, estejam trabalhando alinhados ao mesmo propósito, conhecendo qual é o negócio da empresa, o âmbito de atuação, os setores onde a empresa atua ou pretende atuar; qual é a sua missão (a razão de ser da empresa); qual é a sua visão (os objetivos de médio e longo prazos da empresa); e quais são os seus valores (os ideais que orientam o comportamento da empresa).

 

A Gestão pode ser usada para formular e planejar a estratégia de uma empresa, entendendo a situação dos ambientes, competitivo e operacional, onde a empresa está inserida e definindo objetivos estratégicos, que irão nortear para onde a empresa deverá ser conduzida.

 

E como saberemos se estamos conduzindo a empresa na direção certa? Através da definição de indicadores e metas para os objetivos estratégicos e da escolha de algumas iniciativas estratégicas que serão os focos de ação para alcance do patamar almejado.

 

Mas não adianta um planejamento estratégico muito bem feito se ele não for colocado em prática. Para que o planejamento se torne realidade é necessário iniciar a execução da estratégia, com a definição de projetos, que serão frequentemente acompanhados quanto ao seu desempenho e avanço nas suas ações.

 

É necessário que os gestores entendam que deverão dedicar recursos para que os projetos estratégicos atinjam os resultados definidos pela empresa, apoiando os donos de projetos, liberando pessoas de suas equipes para trabalhar nos projetos, dedicando parte do orçamento para melhorias identificadas e acompanhando continuamente os projetos.  Na etapa de execução da estratégia, é necessária disciplina de gestores e equipes para cumprir o que foi planejado.

 

O planejamento estratégico apoia o crescimento sustentável de uma empresa, sendo necessário esforço para desenhar o caminho a ser percorrido e dedicação para tornar a estratégia uma realidade.

 


Berenice Kuhn é consultora, palestrante e instrutora. Possui 20 anos de experiência em gestão em empresas como Gerdau, Fras-le e Ambev. Sua consultoria tem como marca a busca de caminhos, soluções e resultados através da gestão, prestando serviços de assessoria e consultoria em planejamento e execução da estratégia, gestão e melhoria de processos, e gestão do conhecimento. Para saber mais acesse  http://berenicekuhn.com.br/

Planejamento e Execução da Estratégia – o desenho do caminho a ser percorrido