Definição do Negócio e Indicadores

Definição do Negócio e Indicadores

Recebi a demanda de uma empresa que necessitava definir indicadores para todas as suas áreas, para começar a estruturar a gestão do dia a dia. Para poder definir os indicadores foi necessário entender qual era o negócio de cada uma destas áreas, para isto foi usado o diagrama de Definição do Negócio. Então o primeiro passo foi realizar reunião de trabalho com cada uma das áreas para poder levantar quais são os fornecedores e quais são os insumos recebidos pela área. Logo após passamos a descrever quais são os produtos e serviços que esta área entrega, e quem são seus clientes (internos ou externos). Depois definimos o negócio da área, os processos existentes na área, qual a equipe e os equipamentos disponíveis. E então baseado nos produtos e serviços identificados no diagrama da Definição do Negócio foram definidos indicadores para os produtos e serviços mais significativos, para poder monitorar as entregas feitas por cada área.

Para cada indicador foi definida a sua unidade de medida, frequência de medição, responsável e a meta, quando o indicador já possuía histórico de medição que possibilitasse estipular a meta. Caso fosse um indicador novo, foram feitas medições por 3 meses para se estipular uma meta inicial. Combinamos como os indicadores serão monitorados e como será a atuação quando ocorrer algum desvio.

Os negócios nascem, começam a se expandir e em um momento ocorre a necessidade de uma organização mínima para que as áreas funcionem adequadamente, sendo necessário ter a rotina do dia a dia definida.

 

Berenice Kuhn é consultora, palestrante e instrutora. Possui 20 anos de experiência em gestão em empresas como Gerdau, Fras-le e Ambev. Sua consultoria tem como marca a busca de caminhos, soluções e resultados através da gestão, prestando serviços de assessoria e consultoria em planejamento e execução da estratégia, gestão e melhoria de processos.

Para mais informações clique aqui, converse com nossa equipe e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Definição do Negócio e Indicadores