Formulação da Estratégia

Formulação da Estratégia

Em uma empresa familiar da área de serviços o trabalho de formulação da estratégia foi realizado com as 4 lideranças, propiciando o alinhamento de todos ao propósito da empresa e o direcionamento dos esforços para transformar em ações as iniciativas.

A formulação da estratégia iniciou pela discussão sobre o negócio da empresa; qual é a sua missão (a razão de ser da empresa); qual é a sua visão (os objetivos de médio e longo prazos da empresa); e quais são os seus valores (os ideais que orientam o comportamento da empresa). Feitas estas declarações estratégicas, foi realizado um trabalho para entender o cenário, a situação dos ambientes, competitivo e operacional, onde a empresa está inserida. E assim poder definir as iniciativas estratégicas que serão o foco de atuação.

Para caracterizar a estratégia foram detalhadas: a Arena, ou onde iremos jogar? os Meios disponíveis, ou como chegaremos lá? a Diferenciação, ou como ganharemos o jogo? Etapas necessárias, ou como iremos chegar lá?  e a Lógica Econômica, ou como obteremos retorno?

Utilizou-se o mapa estratégico para definir os objetivos estratégicos da empresa, traduzindo a estratégia dentro da empresa nas quatro perspectivas: financeira, clientes e mercado, processos e conhecimento/aprendizagem, e definidos os indicadores estratégicos e metas para os objetivos estratégicos.

Berenice Kuhn é consultora, palestrante e instrutora. Possui 20 anos de experiência em gestão em empresas como Gerdau, Fras-le e Ambev. Sua consultoria tem como marca a busca de caminhos, soluções e resultados através da gestão, prestando serviços de assessoria e consultoria em planejamento e execução da estratégia, gestão e melhoria de processos.

Para mais informações clique aqui, converse com nossa equipe e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Formulação da Estratégia